segunda-feira, 14 de maio de 2007

Património a votos

Câmara Municipal de Vila do Conde promove a eleição das sete maravilhas do concelho.

Na sequência da eleição internacional (“As 7 Maravilhas do Mundo”) e nacional (“ As 7 Maravilhas de Portugal”) em curso, a Câmara Municipal de Vila do Conde promoveu a votação das “7 Maravilhas de Vila do Conde”. Quanto aos objectivos desta iniciativa, António Ponte – Técnico Superior de Museologia da Câmara Municipal de Vila do Conde – adiantou que “ao promover este concurso a Câmara Municipal de Vila do Conde pretende atrair a população para a riqueza e importância do património vilacondense, nomeadamente para a parte de responsabilidade na conservação que cabe a cada um dos cidadãos.”

A lista das maravilhas sujeitas a votação conta com 19 monumentos da sede do concelho e de todas as suas 30 freguesias. Elisa Ferraz, vereadora da cultura, afirmou ao Jornal de Notícias que o critério de selecção foi a escolha de " todos os monumentos importantes do concelho, classificados como de interesse municipal ou nacional”.

A iniciativa, como refere o site da Câmara Municipal, pretendeu abranger uma vasta população vilacondense. Com este intuito a votação efectuou-se no Auditório Municipal, no Centro de Juventude, nas Piscinas Municipais, na Biblioteca, no Posto de Turismo, nos vários museus do concelho e no site na Internet da autarquia (http://cmviladoconde.wiremaze.com/). A votação foi realizada durante o mês de Abril. António Ponte, quanto à adesão dos cidadãos, revelou que “a votação contou com a participação de largos milhares de vilacondenses.” Elisa Ferraz em entrevista ao Jornal Póvoa Semanário referiu que, a partir deste fenómeno de participação, já se estão “ a formar claques para defenderem alguns dos monumentos da lista”.

Os resultados finais da votação são conhecidos no próximo dia 18 de Maio, o Dia Internacional Dos Museus. O objectivo da escolha deste dia foi o de aproveitar o tema seleccionado para esta comemoração – Museus e Património Universal, de forma a “trazer à memória das pessoas a riqueza do concelho”, como salientou a vereadora da Cultura ao Jornal da Notícias.

Depois do conhecimento geral dos resultados das “7 Maravilhas de Vila do Conde”, a Câmara Municipal pretende incluir os sete elementos patrimoniais mais votados num roteiro próprio. Questionado sobre projectos futuros que esta iniciativa possa permitir, António Ponte acrescentou que “a autarquia pretende demonstrar às instituições nacionais que Vila do Conde é uma localidade com um grande e valioso património edificado, do qual fazem parte muitos monumentos nacionais e imóveis de interesse público, que merecem o esforço da administração central na preservação dos mesmo.”.



E os 19 monumentos são:

Alfândega Régia; Aqueduto; Capela da Nossa Senhora da Guia; Capela da Nossa Senhora do Socorro; Forte de S. João Baptista; Mosteiro e Igreja de Santa Clara; Igreja e Cruzeiro da Misericórdia; Igreja Matriz; Palacete Melo; Paços do Concelho; Pelourinho; Ponte de S. Miguel de Arcos; Igreja Matriz de Azurara; Cividade de Bagunte; Igreja e Mosteiro de S. Simão da Junqueira; Castro de S. Paio - Labruge; Ponte D. Zameiro – Macieira/Bagunte; Igreja Românica de Rio Mau; Mosteiro de S. Bento e Capela de S.João – Vairão.