O tagging é uma das componentes mais importantes da web 2.0. Com o tagging podem-se realizar inúmeras operações na Internet de uma forma muito mais simples e de fácil utilização. Assim, a pesquisa sobre um tema no Google, ou de um video no YouTube é realizada através de tags. Estas são etiquetas que funcionam como uma espécie de linguagem de marcação, sendo constituidas já com textos, videos, musicas,... sobre os temas que se procuram .Elas possibilitam a partilha dos nossos sites preferidos com os nossos amigos, permitindo, também, a descoberta de sites do nosso agrado. Resumidamente, este sistema permite que através de um clique sobre a tag, se consiga aceder aos contédos que pretendemos nos vários sites da Internet.
segunda-feira, 19 de março de 2007
sábado, 17 de março de 2007
Nós construímos a web 2.0

A web 2.0 nasceu com o intuito de revolucionar a chamada "web 1.0", que estava num caminho de decadência, devido ao conteúdo publicado apenas por uma única entidade. A emergência de novas técnicas e serviços mais apelativos para os usuários era fulcral. E assim nasceu uma "nova era" da Internet, que se encontra mais dinâmica e descentralizada. O conceito foi criado por Tim O'Reilly, que evocou este novo espírito de colectividade na rede.
Mas, o que é, realmente, a web 2.0? Esta nova geração da web caracteriza-se pelo fenómeno da participação de todos os usuários na rede, sem quaisquer preconceitos. Assim, todos são livres de publicar a sua página pessoal, criar o seu blogue, fazer uploads de vídeos, entre muitas outras funcionalidades que a web 2.0 nos oferece.
Há diversos sites com que podemos colaborar a partir da "nova geração" da World Wide Web:
Através deste novo fenómeno nasceram novos conceitos que caracterizam a web 2.0, entre os quais estão: o AdSens, Ajax, Mash-ups, RSS, Wikis, ...
Em suma, a web 2.0 tornou o espaço online num universo sem fronteiras, em que o acesso é facilitado a todos os utilizadores, devido à simplicidade do uso desta plataforma. A web 2.0 transformou-se num espaço onde a liberdade de expressão é exaltada, havendo uma componente mais democrática de dar a conhecer os nossos gostos, as nossas opiniões e os nossos conhecimentos. Tudo através de um clique.
terça-feira, 13 de março de 2007
Subscrever:
Mensagens (Atom)